EMPREENDEDORISMO

STEM + PBL

O Programa stEMpreender trata de empreendedorismo usando duas metodologias, STEM + PBL.


A flexibilidade das metodologias permite que o Programa seja aplicado desde o Ensino Fundamental até o universitário. O aluno passa a ser participante e o professor exercerá a mentoria, ou seja, passará a ser chamado de mentor. Com isso, o aluno começa a se sentir em outro ambiente com ações diferenciadas e sua motivação irá crescer, acelerando todo processo de aprendizagem. Os mentores do programa perceberão isso em pouco tempo, bem como sentirão seus resultados rapidamente com relação ao aproveitamento escolar dos alunos.

Participante e Mentor

É primordial que o mentor, para determinada sala, não seja um professor conhecido da turma, isso facilita muito no trato entre esses dois personagens, pois ajuda na quebra dos antigos paradigmas.

Preparar melhor o aluno para o mercado de trabalho

O método STEM foi criado nos EUA, na década de 90, a princípio como uma maneira diferenciada de preparar melhor o aluno para o mercado de trabalho. Observou-se que um recém-formado demorava de três a cinco anos para começar a trabalhar para uma empresa e, no Brasil, não é diferente.

Estimulos diferentes alteram a competencia cognitiva

Crianças que nasceram apertando botões e olhando desde cedo para as telas disponíveis, desde televisores, computadores, vídeo games, controles digitais, tablets até relógios acabaram adquirindo estímulos diferentes que alteraram suas competências cognitivas e socioemocionais, de forma totalmente diferenciada que seus pais e professores.

Desenvolve o aluno para as competencias fundamentais

O atual modelo usado pelas escolas não é tão adequado para desenvolver a criatividade e a inovação já muito solicitadas pelo mercado de trabalho. STEM é uma excelente ferramenta educacional que instiga e desenvolve o aluno para as competências e habilidades fundamentais para a vida pessoal e profissional.

Proposta Didática

Colocar o aluno como protagonista da construção do seu conhecimento.Abordagem pedagógica baseada em metodologias ativas de aprendizagem (como PBL – Aprendizagem baseada em projetos, sala invertida, estudos de caso, simulações), seguindo estrutura de conteúdo baseada em metodologias inovadoras de criação de negócios, utilizadas no mercado, como Lean Startup, Business Model Canvas e Golden Circle (comunicação).

O stEMpreender oferece para a escola:

  • Formação do Mentor – Presencial em formato de workshop
  • Formação do Mentor – EAD de 60 minutos, sendo 30 de perguntas prévias endereçadas -escolhemos cinco para responder- e 30 min com debate (os professores falam de forma objetiva).
  • Resolução de dúvidas (on-line 24×7).
  • Gerenciamento das Plataformas de Suporte (LearnSteam, mySTEAMProgram).
  • Gerenciamento de material com Tutorial na Web (Regras & Regulamentos).
  • Alimentar e Monitorar as Mídias Sociais (FB, Twitter, Instagram e WhatsApp).
  • Mediar dois encontros Semanais (Virtual e Presencial, caso necessário).
  • Atualizar o site do Programa e Apps relativos.
  • Videoconferência para todos os envolvidos nas escolas, com mentores ou autoridades reconhecidas de outros países.
  • Enfoque Socioemocional, veja em: goo.gl/oFcnuH

Objetivos do curso para o aluno:

  • Desenvolver as competências empreendedoras do aluno, para utilizá-las em qualquer contexto
  • Colocá-los na posição de criadores das tecnologias que estão tão habituados a serem usuários
  • Prepará-los para empreender seu próprio negócio, utilizando ferramentas e metodologias que aumentem suas oportunidades de sucesso
  • Colocá-los como protagonistas da construção do seu conhecimento, uma vez que perceberão a importância deste para a prática do mercado
  • Perseguir objetivos que os próprios alunos estabeleçam importante na sua formação como empreendedor.

Objetivos do curso para o professor:

  • Apresentar e praticar metodologias e ferramentas de desenvolvimento de negócios, de forma que o professor se sinta confortável para utilizá-las com os alunos na trilha de empreendedorismo e também adaptá-las para utilizar em disciplinas regulares, como métodos ativos de aprendizagem
  • Não é objetivo que o professor aprenda a programar, mas é objetivo desmistificar a programação e prover o professor com argumentos e ferramentas para incentivar os alunos.

Baixe o Manual do Professor

Editora Pharos

Contato

Entre em contato com a Editora Pharos preenchendo o formulário abaixo.

Editora Pharos